No Hospital Ilha do Governador, com a pandemia da Covid-19, o trabalho das equipes de odontologia nas UTIs tem contribuído para reduzir as complicações da doença e para antecipar a recuperação dos internados. As bactérias que não são retiradas podem ser aspiradas para o pulmão de pacientes intubados ou traqueostomizados. Já que na cavidade bucal se encontra a maior carga viral devido à presença da saliva e secreções.
“No início da pandemia realizamos treinamentos com a equipe de enfermagem para usar peróxido de hidrogênio 1% nos pacientes, porque assim diminuía a cega viral na cavidade oral e consequentemente sua transmissibilidade.”, contou Rodrigo Asmar (Crorj- 29299), Coordenador da Odontologia.
Na UTI do Hospital Ilha do Governador o trabalho de higiene bucal é feito de maneira programada e um desses atendimentos é realizado pela equipe de enfermagem. Os pacientes são examinados para diagnóstico precoce de alterações, lesões e doenças. Essa ação previne doenças como a pneumonia associada à ventilação mecânica e é baseado na remoção de bactérias que se acumulam sobre os dentes, gengivas e língua.
O Dr. Rodrigo Asmar também conta que a presença da equipe de odontólogos no HIG, garante a diminuição da mortalidade causada pela pneumonia nos quartos e CTI, além do atendimento a pacientes com fratura de face, ocasionada por queda da própria altura, como no caso dos idosos.
Veja também: Hospital Ilha do Governador cria área exclusiva para o tratamento de pacientes com Covid-19