A obesidade é uma condição médica causada pelo acúmulo de gordura localizada em diferentes partes do corpo humano. De forma geral, o acúmulo de gordura acontece quando há um desequilíbrio entre a energia que é inserida no corpo por meio das refeições e a energia que é gasta pelo corpo nas atividades do dia a dia. Segundo os dados do Ministério da Saúde, a obesidade no Brasil já atinge cerca de 18,9 % da população.

De acordo com a gerente de qualidade do HIG, a enfermeira Elenice Maria, o intuito do projeto HIG + Saúde, é adotar medidas para o controle da obesidade entre os colaboradores, promovendo uma melhora na qualidade de vida.

Com base nas avaliações iniciadas em agosto de 2020 pela equipe de Saúde Ocupacional – HIG , foi traçado um perfil onde foi diagnosticada a necessidade de intervir em grupos de risco tais como pré-obesos e obesos, hipertensos,cdiabéticos e propor mudanças de estilo de vida. Desta forma, o Projeto de QVT e de Promoção à Saúde do Hospital Ilha do Governador, estará focado em atividades previstas pela Saúde Ocupacional que inclui o levantamento de patologias e hábitos dos colaboradores que possam impactar na qualidade de vida do colaborador e, consequentemente, no absenteísmo – explica Elenice.

O projeto será realizado entre os meses de agosto e setembro e contará com a participação de 20 colaboradores. A seleção será feita após avaliação da equipe de nutricionistas do hospital que levará em conta dados importantes, como percentual de gordura e massa magra.

Veja também: HIG promove ações na semana da enfermagem