A pressão alta é um dos principais fatores de risco para a ocorrência de acidente vascular cerebral, enfarte, aneurisma arterial e insuficiência renal e cardíaca.

Para prevenir o sistema circulatório dos malefícios da doença é preciso ter uma vida saudável. As principais recomendações incluem:

Adote uma alimentação saudável – procure ter uma dieta composta por frutas, legumes, verduras, cereais integrais e carnes magras. Além disso, evite comidas gordurosas e limite o consumo de alimentos industrializados. Outra medida importante é moderar a ingestão de álcool.

Reduza o consumo de sal – diminua a adição de sal na hora de preparar os alimentos e procure não adicionar mais sal ao seu prato, buscando sempre substituir por temperos naturais. Também é importante ter cuidado com produtos em conserva, embutidos, salgadinhos, biscoitos recheados, alimentos processados, refrigerantes, queijos amarelos e temperos prontos.

Pratique exercício físico regularmente – a prática de exercícios físicos ajuda a controlar a pressão arterial e a combater o excesso de peso – outro fator de risco para a hipertensão. Mas, para sua segurança, é indispensável obter a autorização do médico antes de começar. Além disso, comece devagar, dedicando de 30 a 45 minutos por dia, de três a cinco vezes por semana. Atividades aeróbicas, como caminhar ou pedalar, são as mais indicadas, mas a musculação também é ótima para prevenir a hipertensão. Para manter a regularidade, a dica é escolher uma modalidade que você goste.

Não fume – esse hábito aumenta a pressão arterial e o risco de ataque cardíaco e derrame. Se você fuma, seu médico pode sugerir estratégias para ajudar você a parar.

Diminua o estresse – o estresse excessivo pode desencadear diversas doenças, dentre elas a hipertensão arterial. Para reduzi-lo, procure dormir bem, praticar exercícios físicos e fazer atividades relaxantes.

Para o tratamento da hipertensão, a depender do quadro de cada pessoa, o médico pode receitar medicamentos.

Fonte: Ministério da Saúde | Pfizer.com.br